Cidade Meriti

Tudo sobre a cidade de São João de Meriti.
Ícone RSS Ícone E-Mail Ícone Página Principal
  • Meriti realiza ação de segurança para reduzir assaltos

    Publicado em 27 de junho de 2014 mestre Sem comentários

    A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria de Segurança e Transporte (SEMSEG), está realizando uma operação para tirar de circulação veículos irregulares e reduzir os índices de assaltos praticados, principalmente por motocicletas, já que é o veículo mais utilizado pelos assaltantes. A ação foi iniciada nesta quarta- feira (25) e não tem prazo para terminar.

     “O prefeito Sandro Matos determinou a fiscalização mais rigorosa de motocicletas, pois este veículo é o mais utilizado pelos assaltantes. O aumento da repressão ajuda a diminuir os furtos e roubos”, explicou o secretário de Segurança e Transporte, Romão Vilaça.

     A operação é realizada de forma volante, deslocando-se por locais considerados estratégicos pela prefeitura e pela PM. Cada uma das equipes de fiscalização é formada por agentes da Guarda Municipal, CET Meriti e da Polícia Militar. Até agora, 17 veículos, entre carros e motos, foram apreendidos e levados para o depósito público do município, que fica ao lado da secretaria municipal de Segurança e Transporte, no Parque José Bonifácio.

  • Prefeitura lança programa que vai beneficiar 122 ruas de Meriti com obras

    Publicado em 10 de setembro de 2013 mestre 1 comentário

    A Prefeitura de São João de Meriti em parceria com o Governo do Estado lança o Programa Bairro Novo nesta quinta-feira, 12 de setembro, na Avenida do Comércio, em frente ao DPO, no bairro Jardim Metrópole, às 20h, com presença do vice-governador Pezão e do prefeito Sandro Matos. A iniciativa irá beneficiar 122 ruas em 17 bairros da cidade com obras de drenagem, pavimentação, sinalização, calçamento, meio fio e arborização.
    As obras serão iniciadas ainda em setembro em sete ruas dos bairros Jardim Metrópole, Jardim Paraíso e Vilar dos Teles. Também serão contemplados os bairros Vila Norma, Vila Tiradentes, Vila São João, Jardim Paraíso, Vila Andorinhas, Vila Colúmbia, Jardim Olavo Bilac, Jardim Santo Antônio, Trezentos, Parque Regina, Parque Tietê, Parque Barreto, Parque Araruama, Parque Novo Rio e Parque Analândia.

    O programa do Governo do Estado será desenvolvido em 13 municípios da Baixada Fluminense e 1.561 ruas receberão os benefícios com as obras de infraestrutura.  A previsão é que até setembro de 2014 a iniciativa esteja concluída na região.

    bairro novo

  • Uma vida mais saudável para os meritienses

    Publicado em 10 de setembro de 2013 mestre Sem comentários
    Prefeitura implanta programa de redução de obesidade, com implantação de balões intragástricos

    No próximo dia 17 de setembro a Prefeitura de São João de Meriti, por meio da secretaria de Saúde, lançará o programa Controle e Redução de Obesidade. O projeto tem como objetivo a colocação gratuita de balões intragástricos, que irão auxiliar na perda de peso. O procedimento é gratuito e pioneiro na cidade.

    O projeto prevê que os pacientes fiquem até seis meses com o dispositivo, sendo regularmente acompanhados por nutricionistas, psicólogos e endoscopistas, que realizarão exames periódicos nos pacientes. Outra novidade é a presença de um profissional da educação física. “É importante que realizemos também este acompanhamento, para que o paciente obtenha um resultado realmente satisfatório”, explicou Rogéria Claudia, gastroenterologista e endoscopista, responsável pela realização da cirurgia.

    No momento, existem 120 pessoas no cadastro da secretaria para a realização do procedimento. Para os interessados, é necessário se cadastrar no PAM Meriti (Av. Presidente Lincoln s/nº, Vilar dos Teles) de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Podem se candidatar pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 37, obesos, hipertensos e diabéticos. Os selecionados passam por uma triagem, com acompanhamento psicológico, acompanhamento nutricional e consulta com endoscopista.

  • Meriti implanta programa de saúde para população de rua

    Publicado em 10 de setembro de 2013 mestre Sem comentários
    Município é o primeiro da Baixada a implantar a ação

    A Prefeitura de São João de Meriti, em parceria com o Ministério da Saúde, está implantando o programa “Consultório na Rua”, iniciativa direcionada para atender às pessoas em situação de rua. O município é o primeiro da Baixada Fluminense credenciado no programa. Para aperfeiçoar os atendimentos, profissionais da saúde participaram de uma oficina de capacitação que teve duração de dois dias e foi encerrada nesta terça-feira, 3 de setembro, no auditório do PAM Meriti.

    “Como este curso tem um custo para o Ministério da Saúde, profissionais de outros municípios da Baixada também foram convidados a participar, utilizando São João de Meriti como referência para a implantação do programa. Além de profissionais da saúde, participaram técnicos da secretaria de Promoção Social, que também atuarão como parceiros no programa. Através de palestras e dinâmicas de grupo, foram abordados temas sobre legislação, planos de ação, tipos de acolhimento e encaminhamentos, entre outros assuntos”, explica a gerente de Vulnerabilidade da secretaria de Saúde, Angélica Oliveira, que coordenou o curso junto com as psicólogas do Ministério da Saúde, Rosana Ballestero Rodrigues, técnica de Atenção Básica, e Camila Franco, técnica de referência da Atenção Básica no Estado.

    O “Consultório na Rua” é uma ampliação do “Consultório de Rua”, iniciativa que também faz parte do programa “Crack, é Possível Vencer”, do Governo Federal. Direcionado à saúde da população em situação de rua e também aos moradores de áreas de invasão, o “Consultório na Rua” é composto de equipe multiprofissional que atua de forma itinerante em veículo adaptado como consultório médico. Em São João de Meriti a equipe será formada por médico, psicólogo, assistente social, enfermeiro, técnico em enfermagem, auxiliar de saúde bucal e seis agentes sociais. A equipe tem como base a unidade de saúde Vila União, em São Mateus. O trabalho de cadastramento de moradores em situação de rua já começou.

  • Animais protegidos em Meriti

    Publicado em 10 de setembro de 2013 mestre Sem comentários
    Prefeitura realiza campanha antirrábica no dia 21 de setembro

    A Prefeitura de São João de Meriti está preparando 67 postos para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Raiva. A mobilização, que será realizada no dia 21 de setembro, será das 8h às 17h. A campanha terá a parceria das secretarias de Saúde e Meio Ambiente e Defesa Civil.

    A meta da prefeitura este ano é vacinar 65 mil cães e gatos. “Os donos destes animais poderão procurar um dos 67 postos de vacinação espalhados pela cidade, entre postos de saúde, igrejas, associações de moradores, entre outros. Caso a meta de animais vacinados não seja atingida, ampliaremos a campanha para as edições do Meriti Legal, que acontecem periodicamente nos bairros”, explicou o superintendente de Vigilância Sanitária, Walmir Martins Barbosa Junior.

    A raiva é uma doença viral que pode ser transmitida ao homem por mordida, lambida ou arranhão de um animal infectado, principalmente cães, gatos, saguis e morcegos. A taxa de letalidade entre humanos é próxima de 100%.

  • Uma visão melhor para o futuro

    Publicado em 10 de setembro de 2013 mestre Sem comentários
    Prefeitura de Meriti leva 200 idosos para realizar exames e cirurgias de catarata

    No dia 14 de setembro a superintendência da Melhor Idade da Prefeitura de São João de Meriti levará cerca de 200 idosos para participar de uma grande consulta oftalmológica. Os exames serão realizados no CIEP Brizolão 186 – Valdylio Villas Boas na Rua Vala da Divisa s/nº, em Coelho da Rocha, a partir das 8h30.

    A ação é uma realização da Fundação Leão XIII, por meio dos projetos Resgatando a Cidadania e Novo Olhar. As consultas, que já foram agendadas previamente, serão para a realização de exames de vista e para avaliar a necessidade e, eventualmente, realizar a cirurgia de catarata. Além disso, haverá a distribuição gratuita de óculos.

    Para a superintendente da Melhor Idade, Marcia Real, é fundamental a realização desses exames. “A inserção e priorização de nossos idosos são de suma importância, tendo em vista a grade demanda de espera de cirurgias de catarata”, afirmou. A catarata é uma doença que torna opaco o cristalino, lente natural existente no globo ocular. O processo de opacidade começa por volta dos 40 anos e seu avanço depende de pessoa para pessoa, mas se não tratada, pode levar à cegueira.

  • Meriti busca mais benefícios para a pessoa com deficiência

    Publicado em 10 de setembro de 2013 mestre Sem comentários
    Conselho Pessoa com Deficiencia

    Equipe da prefeitura participa de encontro sobre programa Viver Sem Limite

    A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da secretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial (SEMDHIR), está buscando implementar novas iniciativas e intensificar ações em benefício das pessoas com deficiência. Nos dias 12 e 13 de setembro uma equipe da SEMDHIR irá participar, em Brasília, do Encontro com Gestores Estaduais e Municipais do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limite, iniciativa do Governo Federal.

    “Nesta semana realizamos na SEMDHIR um encontro com representantes da sociedade civil para reorganização e reativação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. A prefeitura pretende aderir ao programa Viver Sem Limite, e o conselho vai contribuir na implantação de mais políticas públicas para a pessoa com deficiência do município, como a garantia de vagas de empregos, acessibilidade, entre outros assuntos”, lembrou Erika dos Santos, superintendente de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da SEMDHIR.

    O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limite trabalha com quatro eixos: Acesso à Educação, Acessibilidade, Atenção à Saúde e Inclusão Social.

  • Abertas inscrições de cursos para empreendedores

    Publicado em 10 de setembro de 2013 mestre Sem comentários

    A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Ordem Urbana (SEMDOURB), está com inscrições abertas para três cursos destinados a empreendedores e empresários. As oportunidades são para os cursos “Vendendo para a Prefeitura – Compra Mais”, “Como Emitir Nota Fiscal Eletrônica” e “Manipulação de Alimentos”. Cada curso tem 30 vagas. As inscrições podem ser feitas, de segunda a sexta, das 9h às 17h, na SEMDOURB, que fica no prédio da prefeitura em Vilar dos Teles, ou pelo telefone 2753-8521.

    Os cursos “Vendendo para a Prefeitura – Compra Mais” e “Como Emitir Nota Fiscal Eletrônica”, são exclusivos para Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP). No Compra Mais os interessados irão aprender sobre leis de licitação, documentação necessária para o processo de licitação, entre outros assuntos. Já o curso “Manipulação de Alimentos” é destinado a pessoas que trabalham com a comercialização de alimentos em barracas em pontos fixos da cidade ou para empresários do ramo. Na aula os alunos aprenderão sobre higiene, contaminação e tipos de bactérias, cuidados na conservação e armazenamento de alimentos, higienização, entre outros assuntos. “Os dois primeiros cursos são novos, já o de manipulação de alimentos nós abrimos mensalmente para os interessados”, explicou a subsecretária de Desenvolvimento Econômico e Ordem Urbana, Elza Vieira.

    As inscrições para cada curso só se encerram com o preenchimento das vagas. As aulas, que têm duração de um dia em cada curso, serão agendadas em breve.

  • Prefeitura de Meriti implanta a Ouvidoria do SUS no município

    Publicado em 10 de setembro de 2013 mestre Sem comentários
    Serviço será novo canal de comunicação entre a secretaria de Saúde e a população

    susOs meritienses podem formalizar reclamações, sugestões e elogios sobre os serviços oferecidos em todas as unidades de saúde da cidade. A Prefeitura de São João de Meriti ampliou a atenção aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com a instalação da Ouvidoria da Saúde. O objetivo é garantir aos cidadãos a proteção, a defesa e a melhoria dos serviços oferecidos.

    Com o papel de receber e acompanhar as solicitações, a Ouvidoria também deve retornar ao cidadão, em até 30 dias, a solução para seu pedido. Além disso, o serviço estará em contato direto com o secretário de Saúde, sugerindo melhorias para o setor. “A implantação da Ouvidoria do SUS na secretaria tem como objetivo maior garantir que tomemos conhecimento das nossas vulnerabilidades, possibilitando esclarecimentos aos usuários”, garantiu o secretário Oscar Berro.

    A Ouvidoria funciona no PAM Meriti, na Avenida Presidente Lincoln s/nº, Jardim Meriti, das 8h às 17h. O contato poderá ser feito por meio de atendimento telefônico, pessoal, via fax, carta ou e-mail. Confira abaixo como entrar em contato com a Ouvidoria:

    Via telefone: 2752-0279

    Via e-mail: ouvidoria.saude@meriti.rj.gov.br

    Via carta: PAM Meriti – Avenida Presidente Lincoln s/n – Térreo, Jardim Meriti, São João de Meriti. CEP – 25.555-000

  • Aprovada instalação da Comissão Municipal da Verdade de Meriti

    Publicado em 10 de setembro de 2013 mestre Sem comentários
    Iniciativa visa esclarecer atos praticados no município durante a ditadura militar

    Iniciativa visa esclarecer atos praticados no município durante a ditadura militar

    São João de Meriti está instalando sua Comissão Municipal da Verdade, iniciativa que terá como objetivo investigar e esclarecer as graves violações de direitos humanos praticadas no município durante o período da ditadura militar. Nesta quinta-feira, 5 de setembro, profissionais da secretaria municipal de Direitos Humanos e Igualdade Racial (SEMDHIR)  se reuniram com uma representante da Comissão Estadual da Verdade para os últimos detalhes para implantação da Comissão.

    A Lei para implantação da Comissão Municipal da Verdade foi aprovada pela Câmara de Vereadores na última semana. “Assim que o prefeito Sandro Matos tomou o conhecimento da comissão ele autorizou o envio para aprovação da Câmara. Temos no município várias famílias de presos, torturados e desaparecidos políticos durante a ditadura. É uma questão de justiça levantar estas histórias que aconteceram em nossa cidade. Para isso queremos envolver a sociedade civil organizada”, destacou Erika dos Santos, superintendente de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da SEMDHIR, que informou ainda que os interessados em saber sobre a Comissão devem procurar a secretaria, que fica na Avenida Presidente Lincoln, 911, Edifício Antares, sala 307, Vilar dos Tele, ou pelo telefone 2751-0204. O atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 17h.

    O encontro contou com a presença da assessora da Comissão Estadual da Verdade, Natália Cindra. “Nosso trabalho é promover a interiorização da comissão, destacando municípios que historicamente são importantes neste período. Sabemos, por exemplo, que em São João de Meriti havia um sítio onde houve tortura e repressão durante a ditadura militar. Precisamos investigar onde foi este local, localizar as famílias destas vítimas, entre outras ações”, completou Natália.